sexta-feira, 6 de maio de 2011

Capabilities para um Brasil que tem ambição

No Brasil, o acúmulo de conhecimento sobre a internacionalização de empresas é ainda incipiente. Destaca-se o trabalho pioneiro da Fundação Dom Cabral, que desde 2005 tem um núcleo de pesquisa/educação sobre o tema e publica anualmente um ranking das transnacionais brasileiras
Este livro, organizado pelo Prof. Afonso Fleury, da Poli/USP, contribui tanto para o avanço do conhecimento na área como para que o tema ganhe espaço da agenda de pesquisa brasileira.
O projeto de pesquisa que o originou (Ginebra) jogou luz sobre os processos de gestão, a governança e as competências (capabilities) para a internacionalização de empresas. A obra contém uma boa síntese sobre a importância de diferentes capabilities ao longo dos
processos de internacionalização - a meu ver, o ponto alto do livro. 
Talvez por vício de origem (será?), gostei bem mais dos capítulos escritos por pesquisadores de Engenharia de Produção do que o capítulo sobre políticas escrito por economistas... 
O momento é oportuno. A internacionalização das empresas brasileiras é fato concreto, um imperativo para a competitividade de nossas firmas e objeto da política industrial brasileira -  da atual e daquela em gestação.
O Brasil logrou acumular recursos (humanos, técnicos, materiais, econômicos, empresariais...) que hoje permitem que organizações brasileias tenham novos tipo de engajamento com o mundo. Este é o momento de termos ambição. É o momento do Brasil ir para o mundo!

Chove no Caribe e no Cerrado

Fantástica obra. Em todos os sentidos. Maravilhosa obra que mistura fantasia e 'coisas que poderiam ser realidade'. Obra fora de série. Brilhante. Instigante. Angustiante.
Sigo na série García Márquez... 
Encantei-me com essa tal de Macondo, onde os 'viajantes' podem (podiam) encontrar as mais variadas emoções e fantásticos acontecimentos... onde o tempo dava voltas e a história se repetia. Onde sempre a solidão consumia as almas.
Leitura prazerosa. Boa para pensar e sentir. Rir e chorar. No singular e no plural - na ação/vida coletiva.
Recomendo!