segunda-feira, 16 de abril de 2012

Power girls

As mulheres tem cada vez mais poder no mundo. Certamente o Século XXI será o Século das mulheres. Não é por acaso que somos governados por uma mulher
E também o século da Ásia, se tudo continuar no ritmo atual. Prevê-se que a China deverá passar os EUA e se tornar a maior economia do mundo dentro de alguns anos
Esta edição da Newsweek combina os dois temas: mulheres poderosas e empreendedoras e Ásia.
Você está pronto para viver nesse mundo?
Prepare-se! O futurou chegou.

Urbanidades

Adoro cidades. Cidades de verdade..... que me perdoem os brasilienses. 
Tem coisas que só acontecem em cidades de verdade, inquietas, que pulsam, onde se falam muitas línguas e sotaques, que atraem gente de diferentes lugares, gente criativa, a fim de fazer acontecer.
O Brasil foi destino da maior emigração já realizada por cidadãos japoneses. Muito deles se estabeleceram em São Paulo. Só em São Paulo é possível encontrar um movimento organizado de Sumô com expressão e que até mesmo 'exporta' lutadores para o Oriente. Uma parte dessa história está na edição de Nov/2011 da Inked.
Aliás... só São Paulo para atrair tipos criativos e essencialmente urbanos como Mário Bortolotto, personagem de outra matéria da Revista.
Já pensou em viver em São Paulo? Eu já!

domingo, 15 de abril de 2012

Startups - ferramentas para pensar e fazer

A nova onda de startups de tecnologia no Brasil segue uma linha bem distinta das décadas de 1980, 1900 e 2000, bem melhor. Temos empreendedores cada vez mais qualificados, um ecossistema que se aprimora a cada dia e recursos.
Isso ocorre em um novo cenário global, com novas ferramentas e melhores conceitos. A forma como se entende o 'projeto de negócios' foi reinventada por caras como Alex Osterwalder.
Além de ferramentas de projeto simples e efetivas, uma nova forma de pensar o 'projeto/implantação' de empresas passa a ser hegemônica no meio das startups tecnológicas, em especial para negócios internet. Essa nova forma de pensar combina as lógicas de lean startup com customer development
Como esse quadro de conceitos e ferramentas, dá-se um passo firme no sentido de fazer com que a criação de startups tenha alguma lógica científica (formular, testar e refazer hipóteses de negócios...) e possa ser suportada por ferramentas fáceis e poderosas.
O business canvas é a ferramenta mais poderosa para codificar modelos de negócios que conheço, seja para projetá-los como para entendê-los.  O Analista de Modelos de Negócios é excelente para quem quer compreender essa ferramenta e 'quebrar o código' de vários negócios que estão aí no mercado.
Vale empreender... a leitura e outros negócios!

Nas sombras

Em 1984 li "A Ilha", obra escrita com maestria por Fernando Morais. Influenciou a minha forma de ver o mundo. 
Se os valores de liberdade e justiça associados à Revolução Cubana inspiraram os sonhos de muitos ao redor do mundo, a realidade do regime que se seguiu sempre foi controversa, tensa, complexa e cheia de altos e baixos. A maior parte dessa história não é conhecida, não aparece na grande mídia, que se resume a repetir chavões e visitar lugares comuns. Esta 'reportagem' conta um capítulo recente e obscuro dessa história. 
Há muito mais entre Havana e Miami do que pode se supor.... e o que normalmente se vê.
Vale ler, para ver como o mundo é mais complexo do que se pode pensar assistindo o Fantástico!
Não é fantástico este mundo?