segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Celebridades

Estamos em tempos de Big Brother Brasil.
Penso nas 'celebridades' que aparecem na tela.
Com quais questões elas se preocupam? O que mesmo fazem?
Coadjuvante ou protagonista? Carlota, Goethe ou Riemer? Que lugar tem cada um de nós neste mundo?

Times are changing... (e a Newsweek também)

Você guarda o primeiro número de uma revista que você gosta? Pois bem, agora poderá guardar o último número também.
A imagem ao lado é da última edição impressa da Newsweek. A partir deste ano, a revista somente existirá em meio digital. O papel ficará para os colecionadores. A Newsweek foi engolida pela Besta, assim como muitas outras publicações serão engolidas pelo mundo digital. Aposto meus bits & bytes nisso.
Prepare-se, em breve a sua publicação favorita poderá desaparecer do mundo real. Não perca o último número. Guarde-o para mostrar para os netos!
Tudo isso me faz pensar: e a mídia em Pindorama? Está pronta para essa mudança? Será que a 'velha mídia', acostumada a lugares comuns, monopólios e privilégios mil saberá fazer essa migração? Qual será o futuro da mídia no mundo? E a 'nova mídia', o que vem mesmo a ser por aqui ao Sul do Equador? Alguém sabe? Há vida inteligente?
Há muita gente refletindo sobre como a mídia mudou, estudando, pensando, projetando o que será a mídia no futuro. Debate interessante... Agora... quem está 'fazendo' isso no Brasil?
Aconselho ler as discussões a respeito.... em papel (cada vez menos) e em meio digital (cada vez mais).

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Possibilidades em expansão


Para onde vamos? Para onde a tecnologia irá nos levar? Para onde a tecnologia quer ir?
O prêmio Nobel de Física de 2011 foi conferido a três cientistas (um deles esteve há poucos dias no Brasil) que descobriram que a velocidade de expansão do universo está aumentando e não diminuindo, como se pensava anteriormente. A ‘tecnologia’ é parte desse processo, da ‘aventura cósmica’ que se iniciou com o big bang e que irá em frente, quando não mais estivermos aqui (quem estará?). 
A idéia de que energia, matéria, vida e informação fazem parte de um mesmo continuum está no cerne do argumento desta bela obra. Pensando em uma 'lógica sistêmica', tem a sacada que a medida que atingirmos um determinado ponto nessa jornada, novas 'propriedades' surgirão no sistema que é o technium (ótimo, ótimo nome), novos 'problemas' e oportunidades para nós. Acima de todo, ao longo do caminho, novas possibilidades (que não tínhamos antes), surgirão ou se abrirão.
Selecionei alguns filmes para ver a partir de indicações do Kevin Kelly. Como eu, o cara gosta de assistir documentários (ele certamente assiste bem mais do que eu...). Gosto muito da Wired. Mas nunca havia lido um livro dele, somente artigos em revistas e posts no blog (ou melhor... nos seus vários blogs).
Este é um dos livros que mais me inspirou recentemente. Gostei, muito mesmo! Deu vontade de voltar a estudar de forma estruturada/formal. Recomendo, recomendo mesmo! Instiga a curiosidade!
Recomendo também o vídeo de um 'papo' do KK sobre o livro! Vale assistir!