sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Grande e complexo

Você já parou para olhar com atenção o mapa mundi? Mesmo? Sempre que faço isso penso como a Rússia é grande. É enorme, tem o dobro da área do Brasil.
Olhando daqui, pela tela da Globo, impregnados por uma variedade de esteriótipos e embalados na costumeira ignorância que nos é característica em Pindorama, pouco conhecemos daquele País. É uma terra de gente de várias origens e etnias, com uma complexidade enorme na sua estrutura político-administrativa, difícil de entender.
Conheço pouco, muito pouco. Sou um ignorante quase total. Além de coisas que conheci na feira de artesanato em Curitiba, li alguns livros de autores russos - gostei muito do Guerra e Paz, até hoje um dos meus favoritos - e sempre fui curioso sobre história. Em anos recentes, estive lá algumas vezes, em lugares e momentos bem diferentes.
Sempre me interessei pela Revolução Russa. Fiquei fascinado com a queda do Muro de Berlin, impressionado com a imbecilidade humana e maravilhado com a liberdade. Sempre foi difícil entender o que aconteceu na Rússia após a queda do Muro e o fim da União Soviética, a desintegração da economia e da sociedade. 
A desintegração da URSS criou muitas oportunidades. Tenho um bom amigo que foi à Rússia recrutar cientista para o Brasil no início da década de 1990. Conheço um americano que foi venture capitalist lá. Tenho amigos que casaram com russas. Conheço gente que foi e ainda vai comprar tecnologias de materiais e saúde que não estão disponíveis no ocidente. Mas as grandes oportunidades e desafios apareceram, mesmo, para os Russos. 
Este livro relata os anos que se seguiram ao final da USSR, particularmente a partir do Governo de Boris Yeltsin, até os dias de hoje. Foram tempos difíceis - a Rússia recuperou em 2004 o nível de renda per capita que apresentava em 1989, mas somente em 2014 a taxa de fertilidade. Foram tempo confusos, de acirradas disputas de poder, de bilhões de dólares trocando de mãos, fortunas e reputações sendo construídas e destruídas. 
Foi nesse processo complexo que emergira Vladmir Putin e outros personagens centrais da história contemporânea - leia o livro para saber mais. Valeu muito a experiência de conhecer pessoalmente e debater com alguns desse líderes em San Petesburgo. Ajudou a diminuir a minha ignorância.

Nenhum comentário: