segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

London Bridges

Londres tem como meta ser a primeira cidade do mundo a ter 5G operando em larga escala. É uma visão ousada e empreendedora, para uma cidade que pulsa, que empreende, que compete para estar à frente, que cresce.
Fiquei sabendo desse 'plano' em uma fala do Vice-prefeito para Assuntos Econômicos (tradução minha, o nome do cargo é Deputy Mayor for Business), Rajesh Agrawal, durante evento que organizei naquela cidade no final de 2016.
Agrawal nasceu na Índia e chegou em Londres há pouco mais de 15 anos, em 2001. Seu chefe, o Prefeito Sadiq Khan, é um londrino filho de imigrantes paquistaneses. É muçulmano.
Londres é uma cidade de gente de todos os lugares: quase 40% da população londrina nasceu fora do Reino Unido. Em vários "bairros", a população de imigrantes supera a de britânicos. Londres é uma cidade de gente de cores, caras, olhares, crenças diferentes. Londres pulsa.
É pouco sabido (eu não sabia), mas Londres teve um enorme decréscimo populacional após a Segunda Guerra Mundial. Há pouco tempo atingiu o mesmo nível populacional que tinha em 1950, mas a população ainda é inferior a da década de 1930. 
A Londres de hoje cresce. É um hub mundial de inovação. É lá o NW de Zadie Smith, cheio de gente de todos os cantos. Não sem conflitos, mas diversa, mas que avança.
Em um mundo cada vez mais cheio de muros, Londres constrói pontes. Atravessá-las há de valer a pena.

domingo, 29 de janeiro de 2017

De gota em gota

A cada dia, são publicados quase 3 milhões de posts em blogs. Este é apenas uma gota no oceano digital que não para de crescer. É inevitável ser quase nada em meio a tanto conteúdo criado todos os dias, por gente de todo o mundo, por todos nós. 
E estamos apenas no início. Ainda hoje, menos da metade da população mundial tem acesso a internet. Além da internet, várias outras tecnologias estão a crescer exponencialmente e seus impactos, apesar de já visíveis nos dias de hoje, ainda estão apenas no início. Há muito ainda por vir.
Se não destruirmos o planeta e a nós mesmos antes (o risco disso acontecer cresceu muito recentemente e atingiu o segundo ponto mais alto na história), estaremos todos conectados em algumas décadas e teremos cada vez mais em nossas vidas coisas que antes pensávamos ser apenas ficção. Espero que cheguemos ate lá, sãos e salvos.
Quer saber mais sobre o que acontece na internet a cada dia ou segundo? Veja estatísticas em tempo real. Vale ler para notar como, de gota em gota de conteúdo, fazemos crescer exponencialmente a informação disponível no mundo.