terça-feira, 29 de abril de 2008

Não esqueçamos dos mestres!


Havia um bom tempo que tinha lido esta (famosa) obra de Celso Furtado. Valeu a pena reler em 2008!
O funcionamento da economia é um fenômeno (muito) complexo. A complexidade que hoje encontramos não poderia nem ser imaginada algumas décadas no passado; muito menos, na época do Brasil colônia. Porém, são valiosas as lições que se pode tirar da nossa história econômica. Nesse sentido, esta obra é indispensável.
Valem dois destaques. O primeiro diz respeito à capacidade analítica singular de Furtado e à forma como suas conclusões são encadeadas e apresentadas. O segundo, ao olhar sócio-econômico sob o qual se desenvolve a obra.
"Formação Econômica do Brasil" apresenta um desenho sistêmico e dinâmico do funcionamento e evolução da economia. É absolutamente notável sua capacidade de entender, 'modelar' e comunicar ao leitor as relações sistêmicas entre variáveis e eventos que definem o funcionamento e as mudanças da economia ao longo do tempo. Longe dos modelos prontos, das simplificações matemáticas e análises estáticas que caracterizam a literatura corrente de economia, este livro é fruto de um pensamento altamente sofisticado e rigoroso.
A economia não é uma equação! Existem interesses em jogo, fazem-se opções, os atores se movimentam, dão sentido as suas ações, geram, apropriam-se e distribuem valor. A economia é, também, um jogo social. Celso Furtado é mestre em dar 'nome aos bois' e explicar que muito (alguma coisa sim...) não acontece por acaso, mas, isto sim, em função dos interesses e do poder detido pelos diferentes atores/grupos sociais/econômicos.
Leiam! Para ter uma aula de 'pensamento sistêmico'. Para conhecer mais o Brasil e pensar como podemos melhor engendrar (será possível?) processos de desenvolvimento!

Nenhum comentário: