sexta-feira, 2 de maio de 2008

Fala sério!

Faz tempo que li este livro. Estava ainda envolvido com as 'lidas acadêmicas'. É divertido (eu achei!) e contudente.

Alan Sokal é professor de física da New York University, nos EUA. Em 1996 publicou um artigo em uma respeitada revista de ciências sociais. Tratava-se de uma farsa, uma paródia. Tinha sido escrito com palavras rebuscadas, termos apropriados das 'ciências hard' e então empregados nas ciências sociais.

O artigo original de Sokal, o texto posterior que 'elucidou' o caso e vários sobre o "incidente Sokal" (além de artigos e materiais variados do autor) podem ser encontrados na internet na página pessoal do autor na NYU.

O livro conta a história dessa farsa e debate as questões de fundo por detrás da picardia. Em resumo: apropriar-se de 'termos científicos', relativizar a realidade (negar a possibilidade da compreensão objetiva da realidade) e escrever coisas complicadas, que ninguém entende na verdade, não é ciência. O problema: na medida em que a 'comunidade' (qualquer uma: científica, acadêmica, empresarial, intelectual...) aceita esse tipo de 'prática', corre-se o risco torná-la a regra! Assim, tudo passa a ser possível... ou melhor, tudo é relativo!

O livro, além de diversão, vale como alerta nestes tempos, quando florescem a auto-ajuda empresarial e a pseudo ciência e proliferam os pseudo intelectuais/cientistas e seu textos herméticos que não dizem nada. Estejamos alertas!

Nenhum comentário: