sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Desenvolvimento, inclusão e lucro!

A idéia é trivial e o livro 'antigo' (a edição original, em Língua Inglesa, é de 2005), mas pouco entendida/praticada... É o seguinte: 
(i) os mercados dos estratos da população de menor renda (e dos países emergentes de forma geral) requerem produtos específicos, têm características de consumo, necessidades e preferências específicas;
(ii) tratam-se de mercados grandes e que crescem, crescem...;
(iii) os mercados do norte estão estagnados (porque lá todos já 'compraram');
(iv) quem conseguir oferecer produtos adequados a quem está na base da pirâmide social e de consumo, a preços adequados, poderá auferir lucro que outros não conseguem;
(v) é possível gerar oportunidades de negócios, trabalho, renda, ascensão social, cresimento de mercado, mais negócios etc. a partir do desenvolvimento de negócios e soluções focadas nos mercados da 'base da pirâmide'.
Vejamos o caso do Brasil.... a distribuição de renda (ver dados no Cadernos Destaques) dos anos recentes permitiu que muitos saíssem da miséria e outros adentrassem o mercado de consumo. Como resultado, mesmo em um 'ano de crise', o mercado interno segurou a demanda e o crescimento.
Ah... o livro do Prahalad contém um caso brasileiro: Casas Bahia. O Abílio Diniz gostou!
Vale ler e praticar. Para ganhar dinheiro, para mudar o mundo!

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