domingo, 15 de abril de 2012

Startups - ferramentas para pensar e fazer

A nova onda de startups de tecnologia no Brasil segue uma linha bem distinta das décadas de 1980, 1900 e 2000, bem melhor. Temos empreendedores cada vez mais qualificados, um ecossistema que se aprimora a cada dia e recursos.
Isso ocorre em um novo cenário global, com novas ferramentas e melhores conceitos. A forma como se entende o 'projeto de negócios' foi reinventada por caras como Alex Osterwalder.
Além de ferramentas de projeto simples e efetivas, uma nova forma de pensar o 'projeto/implantação' de empresas passa a ser hegemônica no meio das startups tecnológicas, em especial para negócios internet. Essa nova forma de pensar combina as lógicas de lean startup com customer development
Como esse quadro de conceitos e ferramentas, dá-se um passo firme no sentido de fazer com que a criação de startups tenha alguma lógica científica (formular, testar e refazer hipóteses de negócios...) e possa ser suportada por ferramentas fáceis e poderosas.
O business canvas é a ferramenta mais poderosa para codificar modelos de negócios que conheço, seja para projetá-los como para entendê-los.  O Analista de Modelos de Negócios é excelente para quem quer compreender essa ferramenta e 'quebrar o código' de vários negócios que estão aí no mercado.
Vale empreender... a leitura e outros negócios!

Nenhum comentário: