quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Qual é a sua cor?

Volta e meia leio, assisto ou escuto algo sobre ‘raças’ ou ‘questões raciais’; sempre acho estranho. Muito estranho. Aliás... acho uma bobagem total!
A ideia de raça não tem nenhum embasamento científico – pelo menos do ponto de vista das ciências naturais e biológicas. Raça é um conceito social, um construto. Eu possivelmente sou geneticamente mais parecido com o meu cachorro (tá bem... ela é mais simpática do que eu...) do que com meus tios e primos.
Bem.... a África do Sul dos tempos do Apartheid é o exemplo acabado e mais próximo no tempo que temos de segregação racial (a segregação racialnos EUA, talvez o exemplo mais próximo de nossa realidade, durou até a década de 1970). Terminou em 1994, mas as feridas demorarão décadas, talvez séculos para cicatrizar.
Este livro é uma bela reportagem de um branquelo que foi morar em um subúrbio negro de Cape Town: Khayelitsha. É uma boa história. Para não esquecer o absurdo, mas também para ‘ver’ como é difícil compreender os códigos e maneiras ‘dos outros’.
A África do Sul é belíssima, vale conhecer. O Mandela é um gênio; construiu pontes.

Vale um brinde (com ótimos vinhos sul-africanos)... à África do Sul, ao seu povo, ao Mandela, à humanidade.

Nenhum comentário: