sexta-feira, 28 de maio de 2010

Inovação e suas novidades no Brasil

O Brasil passa por um processo de construção de consenso com respeito à inovação (O que é? Qual é sua importância? Etc.). Como não poderia deixar de ser, vivemos, também, um momento de construção da institucionalidade e aprendizado coletivo na sociedade.
Avançamos bastante nas últimas décadas, com destaque para os anos mais recentes, quando um novo marco legal (Lei de Inovação, Lei do Bem etc.) foi estabelcido e um conjunto novo de instrumentos (subvenção, incentivos automáticos para P&D...) foi criado e colocado em operação.
Esses instrumentos são recentes, estão (estamos) todos (empresas, Governo Federal, universidades, órgãos de controle - TCU, AGU etc.) a aprender como utilizá-los e aperfeiçoá-los.
Um aspecto chave para qualquer política pública é a sua avaliação. O CGEE e a ANPEI elaboraram, em 2009, uma avaliação dos novos instrumentos de estímulo à inovação no Brasil. Basicamente, apresenta os resultados de um exame do 'alcance dos instrumentos', não do seu impacto. Trata-se de um avanço importante, especialmente se considerarmos que (i) nossa tradição de avaliação de políticas públicas é muito limitada, (ii) essa avaliação foi feita com a participação do MCT e (iii) os instrumentos de fomento à inovação são muito novos.
A publicação está disponível para download no site do CGEE.
Em tempo, esta semana (termina hoje, 28-mai!), realiza-se em Brasília a 4a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Tem transmissão ao vivo pela web, vale assistir.

Nenhum comentário: