terça-feira, 12 de abril de 2011

Livros, lágrimas, sistemas operacionais e crianças!

O mundo do trabalho reserva pouco espaço para as emoções, mas elas estão sempre presentes. Em qualquer decisão, em qualquer reação. Esta edição da Time contém extrato de um livro intessante sobre o assunto: "It's Always Personal" (já notaram quagora todo livro tem um site?). Preservamos (nós bichos humanos) os mesmos mecanismos fisiológicos de milênios atrás, mas enfrentamos ameaças que são totalmente novas e relacionadas a aspectos meramente simbólicos: status, valores, ego, auto-imagem etc.
Uma curiosidade sobre choro.... a survey feita pela autora indica que 41% das mulheres já choraram no trabalho, contra 9% dos homens. Mas... 48% dos homens acham que "é ok chorar no trabalho", contra 41% das mulheres! E você?
Mudando de assunto... dos homens e mulheres para as pequenas máquinas que os homens e as muheres usam cada vez mais: telefones inteligentes.
A revista também traz uma boa matéria sobre a Nokia e sua opção de adotar o Windows 7 como sistema operacional de seus smart phones. É um belo caso (que vemos acontecendo em tempo real) sobre como uma corporação que chegou no topo luta para não se espatifar. Há algum tempo, a Nokia era exemplo de inovação e a interface dos seus telefones era ótima, simples, fácil de entender, funcionava... Na semana passada peguei emprestado o telefone Nokia (smart?) de uma colega, achei péssimo, um péssimo produto, cujo desenvolvimento custou bilhões - conforme a Time, os gastos com o desenvolvimento do sistema operacional Symbian consumiram US$ 1.4 bi no ano passado. Resultado... a Nokia perde market share a passos largos e a rentabilidade do negócio cai. 
Por fim.... mas talvez o mais importante... uma matéria sobre educação na Finlândia. Assunto central para o Brasil. 
Em tempo, por aqui, o STF decclarou constitucional na semana passada a lei que estabelece o piso nacional para os professores, em resposta a arguições de cinco estados da Federação. O valor inicial será de cerca de R$ 1.000,00.  Alguém se habilita?
Recomendo estudar!

Nenhum comentário: