segunda-feira, 18 de abril de 2011

Velha mídia

Quando era criança, adorava enciclpédias. Meu sonho de consumo era ter uma 'Barsa' em casa. Fiquei só com as versões 'genéricas': Enciclopédia do Estudante, Enciclopédia Conhecer Abril...
Em tempos passados (no meu caso há muito passados), o conhecimento estava nos livros, nas bibliotecas, nos professores.... Hoje, há uma variedade muito maior de fontes de dados, informação, conhecimento.
Pensem só... que desafio tem os professores do ensino fundamental hoje. Antes tinham o monopólio desses saberes e 'segredos'. Hoje qualquer menino de 7 anos encontra as respostas (e muitas dúvidas também...) para suas questões na internet. O que é um gene? Está lá.... Como um foguete voa? Também se acha na rede... Por que sempre vemos o mesmo lado da lua? Com certeza a resposta internet traz....
Assim, nos tempos de internet, pensei que enciclopédia não fosse mais algo relevante, que a Wikipedia, o HowStuffWorks e outros dessem conta do recado. Até que encontrei esta publicação da National Geographic: contemporânea, simples, cheia de ilustrações, com conceitos precisos. 
Recomendo ter, recomendo ler... preferencialmente com esses pequenos seres que querem descobrir o mundo. Com um deles descobri que a velha mídia continua útil!
Em tempo... e os professores do ensino fundamental? Alguma idéia sobre como reconfigurar o papel do educador? Alguém ousa pensar como fazer isso no Brasil?
Atenção: a resposta  não está na enciclopédia!!!! 

Nenhum comentário: