domingo, 21 de outubro de 2012

O Brasil e o mundo


Revista contemporânea essa PIB... Discute questões de um Brasil de hoje, que vai para o mundo, que enfrenta os desafios de ir pro mundo, que precisa aprender a jogar o jogo da internacionalização da economia. Gostei!
Internacionalização e inovação andam de mãos dadas. Nos dois casos, necessitamos desenvolver competências de negócios. Nos dois casos, temos oportunidades como nunca tivemos. Para as duas situações, trata-se de gerar mais valor. No encontro das duas lógicas, fica a ideia de que tão maior será a capacidade de gerar e apropriar valor no Brasil se as empresas brasileiras conseguirem fazer seus (nossos) ativos de conhecimento no mundo e não apenas no mercado interno. Por outro lado, se não fizerem isso, terão menos escala e resultados mais tímidos que as grandes corporações transnacionais, que operam em vários mercados. Se isso acontecer, tornar-se-ão boas presas para aquisições de concorrentes de outros países, com mais escala, maior rentabilidade e mais dinheiro em caixa!
Boas matérias na Revista: entrevista do Presidente da Finep (estamos trabalhando na ABDI para montar um projeto conjunto), ranking das transnacionais brasileiras e calçados brasileiros no mundo.
No final de tudo, fica a pergunta: o que aprendemos até agora e como podemos acelerar o processo de internacionalização de uma forma positiva para o Brasil (que gere mais valor no Brasil, para os brasileiros, e não somente para quem está fora)?
Alguém tem a resposta?

Nenhum comentário: