segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Correndo riscos

Empreender é correr riscos. Implica em apostar o seu tempo, energia e dinheiro!
São muitos os dilemas.... Ter ou não ter sócios? Investir em marketing ou desenvolvimento de produto? Contratar um funcionário ou não? Procurar um investidor ou bancar do próprio bolso/patrimônio? Quando acelerar o negócio? Quando desistir? Como saber se está indo bem?
Há uma enorme diferença entre empreender e escrever sobre empreendedorismo. Muita gente que escreve nunca empreendeu de fato, não fala dos seus erros, limita-se a comentar 'modelos abstratos'.
Há também uma lacuna grande na construção do ecossistema de inovação e empreendedorismo (são coisas diferentes, que eu aqui conjugo, pois entendo que o 'elo perdido' para destravar a inovação no Brasil não diz respeito à tecnologia, mas sim às estruturas e competências de negócios) brasileiro: faltam circuitos para disseminar conhecimentos relevantes para quem empreende. Mentoria ainda é uma coisa relativamente nova e escassa no Brasil.
Este livro é uma bela compilação de conhecimentos. É relevante. É prático. É útil. Traz as ideias e experiências de gente que fez, errou, acertou, aprendeu, está procurando aprender, estudou, formulou, pensou sobre as experiências suas e de outros... É um ótimo mix. Destaco as reflexões sobre investimentos, sócios, busca de investidores.
Gostei. Vou conversar com os meus sócios e possíveis investidores!

Nenhum comentário: