quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Passado, presente, futuro....

2015 começou com mudanças. Você viu? Percebeu? 
Sentados sob o sol (ou na sombra, com uma cervejinha do lado, melhor ainda...) em nossa América Católica talvez pouco percebamos acerca das grandes transformações em curso no planeta. Talvez sejamos apenas a exceção em uma ordem maior que se desenha - ou que foi desenhada há muito, como pensam alguns. Oxalá não!
Além do horizonte existe muita gente, gente pra caramba - com vontade de empreender, comer, comprar, viajar, ganhar dinheiro, educar os filhos, beber, estudar... Gente que compreende e opera o mundo de uma outra forma, com outra dimensão de tempo, com uma lógica de ação própria.
Henry Kissinger é uma das figuras mais controversas do nosso tempo - já foi mais, especialmente na conturbada décadas de 1970. É um intelectual de alto gabarito e foi ator e observador de algumas das grandes decisões e transformações das últimas décadas. Sua leitura "On China" é rica, super informada e envolvente, concorde-se ou não com ele. Ignorá-lo não vale! 

Já é lugar comum dizer que este é o século da Ásia. Ao que tudo indica, teremos nosso futuro inexoravelmente conectado ao que acontece e acontecerá por lá. 
Vale começar a estudar e pensar sobre como tratar as relações com quem dá as cartas do outro lado do mundo (e cada vez mais perto de nós). Só assim poderemos melhor entender o contexto do século XXI (e dos séculos XX e XXII, dentre muitos outros).

Nenhum comentário: