domingo, 16 de março de 2008

E ganhou o melhor!


Este belo e extenso livro é gostoso de ler. Traça um panorama amplo das expedições de Robert Falcon Scott (Reino Unido) e Roald Amundsen (Noruega) ao Pólo Sul e mostra a superioridade técnica, moral e de gestão da expedição norueguesa, a primeira a atingir o 'último lugar do mundo'.

Scott e Amundsen eram pessoas muito diferentes. E os resultados de suas empreitadas também o foram.

Amundsen era muito mais humilde, previdente, curioso, sensível, analítico e sem preconceitos do que Scott. Sua façanha não é resultado do acaso ou de simples 'bravura'. Pelo contrário, resulta de trabalho abnegado e de uma incrível capacidade de aprender, construir conhecimento aplicado e liderar pessoas.

A organização e a técnica (muito dela resultante de um forte 'benchmarking' com os esquimós, a quem os inglês areditavam somente ter a ensinar e nada a apreender) norueguesas eram superiores, e sua liderança mais capaz. Os noruegueses chegaram ao Pólo em 14 de dezembro de 1911.

As quase 700 páginas do livro valem a leitura; e o aprendizado. Trata-se de um excelente 'caso' para estudo de estratégia, planejamento, gestão da tecnologia, liderança etc.

Nenhum comentário: