sábado, 15 de março de 2008

Para pensar a estratégia de desenvolvimento


Este livro é uma das contribuições recentes mais importantes para a compreensão da indústria brasileira e a reflexão sobre a 'promoção do desenvolvimento' no Brasil.
Trata-se de trabalho pioneiro, com utilização em larga escala de microdados; isto é, as análises resultam da manipulação e aplicação de técnicas estatísticas a uma enorme massa de dados de empresas individuais (cerca de 72.000 empresas). Com isso, torna-se uma compreensão mito melhor do funcionamento da economia do que seria possível com a análie de dados setoriais ou agregados da economia.
A pesquisa cruzou dados de diferentes pesquisas (PIA, PINTEC) e bases oficiais (SECEX, Bacen, Rais etc.). Com isso, tornou-se possível compreender as relações entre inovação, emprego, exportações, controle de capital das empresas, porte etc.
Uma importante contribuição conceitual é a utilização de uma classificação para as empresas com base nas suas estratégias, searando-as em (A) empresas que inovam e diferenciam produtos, (B) empresas especializadas em produtos padronizados e (C) empresas que não diferenciam produtos e têm produtividade menor.
As conclusões são claras: inovação tem impactos positivos em todos aspectos estudados. As empresas que inovam e diferenciam produtos são mais produtivas, geram mais e melhores empregos, crescem mais, exportam mais etc.
Este livro é primeiro de uma importante série do IPEA. A relação das obras e mais detalhes sobre a linha de pesquisa que lhe dá origem podem ser encontradas no site do IPEA.
E atenção... o IPEA lançou um programa de pesquisa (Programa de Estudos da Produção, Tecnologia e Inovação) no qual pesquisadores externos podem participar e acessar o banco de microdados para a realização de suas pesquisas. Propostas de pesquisa devem ser submetidas ao IPEA e ao Observatório da Inovação e Competitividade.

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