domingo, 16 de março de 2008

Inovar é preciso



Um ótimo livro. Fácil de ler, com uma excelente lista de sites, referências, exemplos e curiosidades. Informa e põe em tela questões importantes.

Pontos que vale notar: destaca o papel do Estado na promoção da inovação, faz uma boa ponte entre cratividade e tecnologia, ilustra as idéias com exemplos contemporâneos de inovações e inovadores, marca que inovação não é tecnologia, sugere novas formas de organização e arranjos institucionais para a promoção da inovação.

O tema é atual, todos sabemos. É interessante notar nesta obra a preocupação com a promoção da inovação nos EUA e o papel que o Estado e a artiulação público-privada têm a desempenhar. Suas propostas incluem a criação das seguintes estruturas/poosições no governo federal americano: (i) assessor nacional de inovação, (ii) Conselho Naconal de Inovação e (iii) Orgão Nacional de avaliação da Inovação. Conexão ao centro do poder, coordenação, articulação público-privada e senso de urgência na implementação de mudanças são pontos destacados.

Vale pensar nos exemplos e propostas com relação ao Brasil. Se nos EUA é preciso ter senso de urgência e melhorar a institucionalidade, aqui certamente temos um desafio ainda maior a enfrentar.

O autor é um excelente palestrante. Assisti palestra sua em Washington, em outubro de 2007.

Vale comprar, ler e conferir o site da obra.

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