terça-feira, 5 de novembro de 2013

Ver à frente

Quais são as principais mudanças que irão transforma o seu mundo, o meu mundo, o nosso mundo?
Vivemos um tempo de mudança, que passa desapercebida muitas vezes. Há uma 'aceleração' em curso. Quem está vendo isso? Na nossa vida quotidiana não percebemos, engolidos pela rotina.
Tudo bem... se isso for apenas um 'descuido intelectual'. Mas isso não pode ser desculpado no caso de empresas, governos, think tanks, instituições tecnológicas, partidos políticos (será que algum no Brasil pensa em tecnologia de verdade?). É um erro estratégico grosseiro deixar de olhar e 'decodificar' o que vem por aí. 
E aí vem a minha pergunta: quem entre nós (na sua/minha/nossa empresa, universidade, governo, partido, escola, ONG...) está a ver as coisas que vem por aí? Nanotecnologia, IA, robótica, biologia sintética.... quem você conhece que entende essas coisas e o impacto delas no mundo e em nossas vidas?
"Abundance" é uma bela síntese, por isso vale ler. É também uma síntese otimista.
Escuto por aí muita gente dizer que "as coisas eram melhores antes...". Para quem cara-pálida? Vivemos (no Brasil, no mundo...) mais e melhor do que antes. Bem melhor! 
O Peter é um fantástico comunicador. Das pessoas com quem tive aula (palestra ou coisa similar...) na Singularity University foi um dos que mais gostei. Ideias claras, muita energia, raciocínio rápido, bom humor e muito otimismo... mas sem ilusões. Para um papo cheio de energia, veja o TED Talk do Peter em 2012.


Nenhum comentário: