segunda-feira, 16 de maio de 2016

It's about data!

Muita gente escreve e fala muita coisa sem muito sentido. É muito, é demais, não consigo nem quantificar. Quando o assunto é comportamento então, os chutes e as ideais rasteiras grassam. 
Uma coisa que algumas vezes me chamou a atenção nas ciências sociais no Brasil é encontrar gente repetindo conceitos e fazendo afirmações que me parecem não ter lastro na realidade. Discursos prontos, ensaiados entre amigos. Palavras para iniciados. Ausência de pensamento crítico e diálogo fora do círculo fechado daqueles que leram as mesmas coisas e pensam como você. Muito dogma e poucos dados.
Tá certo... sou um engenheiro caído e meu modelo mental não deve escapar de uma viés positivista, ainda que velado. Não sou um cientista social, para o bem e o mal.
Uma outra coisa que sempre me chama a atenção é como as ciências sociais nos Estados Unidos são baseadas em métodos quantitativos e experimentação. É uma outra abordagem, que faz minha alma de engenheiro mais faceira - desculpe-me, mas não sei quantificar o quanto.
Originals é um livro bom de ler, feito a partir de inshights e conclusões baseadas ou inspiradas em pesquisas quantitativas. É sobre comportamento. É sobre padrões. É sobre dados.
Adam Grant é professor em Wharton e um grande comunicador. Não quer ler o livro? Tudo bem... assista o seu aclamado TED talk sobre os hábitos dos originais. É algo mais para aprendermos, engenheiros e cientistas sociais: comunicar, contar histórias, inspirar - nada de apresentações chatas em power point!

Nenhum comentário: