segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Cadê a vaca?

Onde nasci, nasce muita vaca. Boi e ovelha também. Pouca gente conhece ovelha mais pro norte; lá, onde nasci, é prato do café da manhã.
Somos mais de 7 bilhões de humanos no planeta - tudo bem... alguns nem tão humanos assim... Quer saber números exatos? Impossível. Quer uma estimativa acurada em tempo real? Veja aqui.
Essa gente toda quer comer. Precisaremos dobrar a produção de alimentos nos próximos 50 anos. Como faremos para esse pessoal todo comer? Não esqueçamos, a criação de gado é responsável por 14,5% das emissões de gases causadores do efeito estufa. No Brasil, agricultura e pecuária representam 37% das emissões
Nós, humanos, corremos o risco de ter que buscar refúgio nas montanhas quando a água subir alguns metros (já imaginaram a confusão?) em função do aquecimento global. As vacas, ovelhas, suínos e outros bichos não tem como buscar refúgio, especialmente quando chega a hora do abate
Mas há notícia alvissareira, especialmente para eles, bichos: aumentar a produção de comida não demandará que rebanhos (e abates) cresçam na mesma proporção. Em 2050, espera-se que mais de 30% da proteína animal (leia-se, carne) seja produzida a partir de processos industriais, do cultivo de proteínas - é o que diz este relatório do Governo da Irlanda. Há um número crescente de startups tentando desenvolver processos, produtos e negócios nesse domínio. Aliás.... o futuro da comida está na capa da Wired de agosto de 2016, que por enquanto só está disponível no iPad. 
Ah... tem muita vaca na Irlanda, imagino que estivessem e estejam preocupadas. Não sei se explica o relatório... que aliás é ótimo. Recomendo ler!

Nenhum comentário: