domingo, 28 de agosto de 2016

Tempo

Com exceção de alguns lugares da América Espanhola - Cuzco, por exemplo - é difícil perceber deste lado do Atlântico que a história vem em camadas. Estamos no mapa, americanos do sul ao norte, há pouco tempo. É claro, muitos estavam aqui antes dos europeus aparecerem com seus espelhinhos, mas no geral (e infelizmente) não nos reconhecemos nos povos que aqui habitavam e não incluímos o registro daquela história passada na nossa própria.
Há em Roma uma igreja muito interessante, local onde três edificações distintas foram construídas, uma sobre a ruína da anterior. Lá, literalmente, vemos as camadas. Roma é uma dessas esquinas do mundo, onde gente de todos os tipos se encontrou. 
Foram os romanos, aliás, que criaram Barcelona. É outra dessas esquinas. Um lugar com uma identidade e uma língua próprias - e uma comida maravilhosa. Um lugar onde a história veio em camadas.
Leva tempo a construção de uma sociedade, de valores compartilhados e vividos, de consensos. A Catalunha da tal cidade de Barcelona ainda ambiciona a sua independência. Os que vieram (bem) depois deveriam pensar nisso. O tempo faz falta.

Nenhum comentário: