segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Game over

Você lê revistas de negócios? Sim? Gosta?  Eu gostava (muito) de ler Exame há algumas décadas e ainda leio várias revistas de negócios nos dias de hoje, principalmente online. Até influenciaram a minha trajetória pessoal e profissional - incentivaram a fazer uma pós-graduação mais voltada para negócios do que a graduação em Engenharia.
Sempre gostei de revistas. Fiz um lobby doméstico na década de 70 para meu pai assinar a Veja. Vejam só... comprava revistas em quadrinhos, de ciência, de história. Sempre fui curioso, viciado em informações.
Comprei esta edição da Bloomberg Businessweek em um aeroporto - onde mais existem bancas de revistas nos dias de hoje? De repente percebi que não conheço nenhuma por aqui onde moro - que não é Copacabana ou Nova Iorque. Admirável mundo digital.
Digital e tecnológico são o mundo e os negócios, cada vez mais os negócios. Veja, tecnologia é o principal assunto da edição de junho13-26 da Bloomberg Businessweek. Mas não para por aí. Entre no site agora e verá: a maior parte das matérias são sobre novas tecnologias e como estão mudando o mundo: veículos autônomos, câmeras de vigilância, laboratório de dinossauros, robôs cirúrgicos, blockchain, novas naves da NASA....
Há algum tempo, tecnologia era curiosidade, hoje é o eixo central do conteúdo das revistas de negócios. As revistas de negócios focavam em métodos de gestão, melhores práticas, líderes, receitas de bolo. Tudo isso é agora coisa resolvida ou do passado. Cada vez mais temos conhecimento sistematizado sobre como preparar pessoas, montar e gerir equipes de alto desempenho, ser eficiente em operações. A grande questão hoje é como sobreviver numa era de mudança tecnológica acelerada! O jogo mudou!
O Peter Diamandis bem colocou no Abundance: a tecnologia se digitaliza e o acesso se democratiza. Com um crescimento exponencial da tecnologia, as empresas que aí estão penarão muito para continuar existindo, muitas, a maioria, irão morrer.
Game over para muitas corporações e muita gente!
Em tempo... fui ler uma revista de negócios brasileira enquanto escrevia este post. Não há quase nada sobre novas tecnologias, mas há muita coisa sobre a política em Pindorama. Sinais de decrepitude. Game over!

Nenhum comentário: