terça-feira, 6 de março de 2018

Sobre o público, o privado e tudo mais no meio do caminho

Sábado, 3 de março. A Escola de Engenharia da Universidade de Maryland recebeu um grupo de estudantes de high school para um dia de atividades - um deles, de perna peluda e 16 anos de idade, eu conheço bem. Passaram o sábado conhecendo a escola, o que é engenharia, carreiras, alguns laboratórios, eles mesmos (networking começa cedo ao norte do Equador...), como ingressar etc. e fazendo um pequeno projeto. Super cool.
Pano rápido, estrada engarrafada. "Talvez eu queira ser engenheiro", escuto. Penso: o tempo dirá, há muito tempo pela frente e tudo está a mudar muito rápido. Detalhe: "este é um bom momento para aplicar". Por que? A Escola recebeu há poucos anos a maior doação da sua história, realizada pelo fundador da Oculos. Está sendo aplicada na construção de um novo centro de ciência da computação e inovação - adivinhe o nome!?! - e em bolsas de estudos para estudantes que não podem pagar as nada módicas tuitions & fees da educação superior nos EUA. 
Sempre me impressiono como as doações privadas para universidades (veja uma lista impressionante aqui) e empreendimentos de ciência e tecnologia nos EUA são enormes, generosas, descomunais. Uma parte disso é explicado pelo imposto sobre heranças, que é de 40% nos EUA, contra um máximo de 8% no Brasil - ah... e o pessoal acho que o Brasil tem impostos altos, mas pouco conhece como funciona em outras partes fo mundo. Mas é também preciso considerar uma matriz de ideias que valoriza a ciência, o conhecimento, a educação e o give back para a sociedade. 
Nesta obra, Alexander MacDonald revela como, ao longo da história, foi o investimento privado a principal fonte de recursos para a exploração espacial nos EUA. O Projeto Apollo, que chegou a consumir 4,5% do orçamento federal americano, seria a exceção, não a regra. A conferir o que farão Musk, Bezos nesta nova era.
Mas o que impressiona mesmo, é essa mistura de público e privado, que resulta num caminho comum de maior progresso técnico, tecnológico, conhecimento, inovação, negócios. Entre o público e o privado, há uma variedade de combinações que apontam para o futuro. É o melhor dos EUA.

Nenhum comentário: