sábado, 20 de setembro de 2008

A grande aventura, a interminável batalha

Li um livro de Fernando Morais pela primeira vez em meados da década de 1980. 'A Ilha' é gostoso de ler e, àquela época, influenciou em minhas idéias sobre igualdade, justiça e humanidade. Depois, li e gostei de 'Olga', versado para o cinema por Jayme Monjardim há poucos anos.
Morais é o biógrafo brasileiro de maior popularidade. Suas obras têm como marca o texto fluído e saboroso de ler do bom jornalismo. Seu sucesso advém, também, das personagens biografadas, tais como Olga e Chateubriand.
A história do 'Brigadeiro' Casimiro Montenegro (na verdade, sua patente no final da carreira era Marechal) é especial. Quem foi ele? Militar, pioneiro da aviação brasileira, revolucionário em 1930, legalista em 1932, criador do Correio Aéreo Nacional (então Correio Militar Nacional), aluno da primeira turma de engenheiros aeronáuticos do Brasil e criador do
ITA e do CTA, de onde foi Diretor nos seus anos dourados. A sua iniciativa, contra os incrédulos, ignorantes e todos tipos de dificuldades, devemos a existência da indústria aeronáutica brasileira.
A história de Montenegor é inspiradora. Trata-se de uma grande aventura. Não só da aventura de um homem genial, mas da aventura da humanidade. Esta obra é uma belíssima história da eterna luta das luzes contra o obscurantismo!
Montenegro era um visionário, um 'fazedor', um pioneiro e uma figura humana fantástica. Um herói brasileiro! Vale ler, vale conhecer, vale aprender e refletir!

Nenhum comentário: