quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Inteligência verde

Amory Lovins não é o primeiro  autor desta ótima obra, mas é a ele que a mesma deve tributo.
Sua iniciativa pioneira, baseada no Rocky Mountain Institute (RMI), tem destaque nestes tempos de enormes desafios ambientais e energéticos.
Para os autores de "Capitalismo Natural", a contrução de um mundo melhor passa pelo projeto de soluções mais inteligentes para produtos, sistemas de transporte, processos de fabricação e distribuição de bens, cidades, artefatos e espaços humanos no geral. Entenda-se: soluções que (i) partam de uma compreensão sistêmica sobre os ciclos de uso de bens e os fluxos de energia associados e (ii) sejam projetadas para minimizar o consumo de energia e materiais (e, portanto... de energia..).
Mas, afinal de contas, onde entra o 'capitalismo'? Simples: um projeto 'superior' do ponto de vista energético leva a sistemas/negócios com melhor desempenho econômico!
Uma dificuldade, claro, é possuir a capacidade e o ferramental para entender sistemicamente a realidade. Quanto maior e mais complexo o "sistema", mais difíficl de entender. 
Pensamento original, boas idéias, experiência e novos (e simples) conceitos e princípios de projeto podem ser encontrados nesta obra e nos trabalhos do RMI. 

PS: apesar do 'verde', este nada tem a ver com o 'post' anterior.

Nenhum comentário: