sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Aqui estou....

...a colocar um ‘post’ no meu blog na internet (e depois ainda vou citá-lo no Twitter). Que história fantástica! 
A edição de fevereiro da Pesquisa FAPESP traz uma boa reportagem que marca os 20 anos da internet no Brasil. Por aqui, inicialmente tivemos acesso à rede a partir de uma conexão da Fapesp. Alguém lembra?
Aliás... alguém lembra qual foi a primeira vez que acessou a internet?
Em 1983 ganhei meu primeiro computador, um TK-85. Adorava aquele ‘brinquedo’. Presente do meu pai, abriu-me uma janela para o mundo. A internet, comecei a utilizar somente na universidade, quando, orgulhoso, fui ao Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFGRS para criar uma conta de e-mail pela primeira vez. Tornei-me um usuário do Vortex, computador Digital VAX instalado em 1991 para viabilizar a implantação de uma rede de computadores na Universidade. Em tempo, a UFRGS foi primeira universidade federal a ter seu processo de matrícula realizado totalmente on-line.
Desde aqueles tempos, muita coisa mudou. A rede cresceu exponencialmente e duas gerações já nasceram conectadas... e o mundo não vive sem internet! Nem revolução se faz mais sem internet!
Uma questão séria e crucial dessa história é que todas essas transformações tiveram início a partir de investimentos públicos americanos em pesquisa e projetos tecnológicos, especialmente do Departamento de Defesa e da National Science Foundation. Vale dizer que os americanos são campeões em política industrial! Para conferir, vejam a 'Strategy for American Inovation', lançada em 2009 e atualizada neste ano.
Voltando à internet... além de mudar nossas vidas, esses investimentos resultaram em uma verdadeira nova economia. Inúmeras oportunidades, tecnologias, negócios, fortunas, modelos de negócios, inovações, casos de sucesso, escândalos, grandes companhias (alguém poderia imaginar o Google em 1968?) etc. surgiram daí.
Há uma importante lição a aprender acerca da relevância e do potencial de impacto de investimentos e empreendimentos públicos focados em tecnologia, dirigidos a problemas complexos e conectados com o que há de mais dinâmico na indústria. A experiência internacional mostra a relevância que tem programas orientados segundo plataformas de inovação que combinem problemas complexos (saúde, mobilidade urbana, segurança, espaço etc.) e demandas por tecnologias.
Guardadas as proporções, o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), fundamental iniciativa do Governo Federal, traz uma oportunidade importante para o Brasil.
Falando em empreender... a Pesquisa Fapesp traz também uma reportagem sobre um projeto fantástico, de gente empreendedora. Um grupo de estudantes de uma escola pública municipal... repito... escola pública municipal de Ubatuba, SP, está construindo e irá lançar ao espaço um satélite! Vale ler e se encantar! Para não ‘perder a piada’: só espero que não chova no dia do lançamento!
Aqui estou... e você também! Estamos todos, na internet!

Nenhum comentário: