quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Being human

Não foi pela matéria da capa que gostei dessa edição da Newsweek. Foi especialmente pelo belo texto de Andrew Solomon sobre a sua 'família realmente moderna'.
Andrew é gay, casado com John. Ambos tem um filho, George, que foi gestado por Laura. Laura é casada com Tammy, elas tem dois filhos: Lucy e Oliver, que nasceram de esperma doado por John. Andrew também e pai da pequena Blaine (“Little Blaine”), cuja mãe é Blaine, casada com Richard!
História complexa essa, não? Sim, eu sei... demorei para compreender quem é quem, ou melhor, quem é filho, pai/mãe ou casado com quem. E vejam que a matéria inclui até um diagrama de blocos em cores para tentar explicar essas complexas e heterodoxas relações!
A primeira questão que chamou minha atenção: estamos frente a um novo mundo, no qual novos tipos de relações e agrupamentos sociais, produtivos e familiares, estão a emergir. Isso é novo, e traz consigo várias questões.
O artigo é muito bem escrito – o autor já foi short listed para o Pulitzer. A narrativa é carregada de ternura e humanidade. Joga luz sobre muitos conflitos, amadurecimentos, questionamentos, dúvidas, receios, afetos, aprendizados e alegrias em vidas que se encontram (e novas que são criadas) e exigem a revisão de conceitos, valores e estruturas sociais.
Pareceu-me uma bela historia, cheia de descobertas e, acima de tudo, humanidade.
Andrew é autor de um livro e outro sobre ‘novos modelos de famílias’ será publicado em 2012. Não creio que eu venha a comprar/ler, mas recomendo ler a matéria na Newsweek, para pensar nas pessoas, nos valores de todos nós e em como o mundo muda (e mudará)!
Pra quem necessita rever seus conceitos, sugiro uma trilha sonora do AC/DC: shake your foundations!

Nenhum comentário: