quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Confiança e eficiência

A divisão social do trabalho na sociedade e a busca de formas mais eficientes de fazê-lo são temas que estão em tela há muito no mundo das ciências sociais aplicadas, com ramificações para as engenharias (com essa tal de Engenharia de Produção...). De certo, a preocupação com essas questões proveu a motivação central para a fundação da disciplina da Economia. E ei-los aí hoje, os economistas, a vaticinar o que será do País, de nossas vidas, das empresas e do mundo! Viva os novos magos da mídia!
A questão básica da alocação eficiente dos recursos na sociedade para a produção dos bens e serviços necessários ao seu bem estar e progresso tem duas soluções canônicas: o mercado e as organizações hierárquicas (a firma). No meio do caminho, surgem as ‘organizações em rede’ ou ‘híbridas’. Como diz um amigo, entre o preto e o branco existem diferentes tons de cinza.
Kenneth Arrow, professor de Stanford, e ganhador do Premio Nobel de Economia 1972, escreve com elegância, precisão e de forma elaborada sobre as diferentes formas de organização/divisão do trabalho e o seu o funcionamento, discutindo aspectos como captura e processamento de informações, tomada e decisão, autoridade e responsabilidade. O livro é gostoso de ler, a leitura agradável e rápida.
Particularmente, penso que a principal contribuição de Arrow reside na noção de que a ‘confiança’ tem valor econômico. Nas suas palavras: “…trust is an important lubricant of a social system. It is extremely efficient; it saves a lot of trouble to have a fair degree of reliance on other people’s word” (Arrow, 1974, pp. 35).
A emergência de novas formas de produção e organização do trabalho inclui, em grande medida, soluções do tipo organizações em rede. Para o funcionamento dessas, a confiança é um aspecto ainda mais crítico.
A vida em Brasília e a insuportável seara da disputa de cargos me fazem pensar mais além no valor econômico da confiança, especialmente nestes tempos de mudança de governo. O ‘sistema’ seria muito mais eficiente com mais confiança!
Boa leitura!  E.. por favor, confiem neste post!

Nenhum comentário: