sábado, 11 de junho de 2011

Empreender - II

Obviedades importantes e pouco evidentes, apesar de óbvias. Esse é o conteúdo de "O Livro Negro do Empreendedor".
Afirmação confusa esta acima, não? Explico: Fernando de Bes escreve coisas que são óbvias sobre empreender, criar empresas etc., mas que normalmente são esquecidas, varridas para debaixo do tapete da consciência, ofuscadas pelo medo e a falta de razão. 
O livro está organizado em 14 'rounds'. Em cada um deles é apresentado um Fator Crítico de Fracasso (FCF) para empreendedores. Em resumo, coisas que fazem com que um empreendimento/empreendedor dê errado.
Já incorri em vários desses FCFs em minha vida. Ter sócios quando não era preciso, empreender sem saber onde estava me metendo, não remunerar meu trabalho em uma empresa (afinal de contas era sócio e podia viver dos dividendos... burrice total...) etc. 
Espero não repetir os erros...
Para quem quer empreender (ou pensa que quer...): é uma boa leitura, um tanto ácida por vezes. Mas melhor corroer o humor agora do que a conta bancária e a vida afetiva à frente!
Esse papo de empreendedorismo (muito importante, acho que é isso mesmo etc.) por vezes tem cara de auto-ajuda. Este livro é um bom antídoto. Vale baixar a bola e as expectativas. Canja de galinha não faz a ninguém!
Recomendo ler, aprender e pensar bem onde está se metendo antes de 'empreender'!
Ah... e para não deixar dúvidas: continuo achando que vale empreender!
Boas aventuras!

Nenhum comentário: