terça-feira, 7 de junho de 2011

Empreender I - Mudar o mundo (e a conta bancária)

Empreender está cada vez mais na moda no Brasil. Ótimo! Bom para o Brasil, bom para quem empreende.
Vale ler a matéria de capa desta edição da PE&GN. Além de um apanhado da 'situação atual' da start-ups brasileiras que tem soluções para/na internet, a revista traz uma lista de 45 empresas que valem ser conhecidas (talvez investidas... confiram e façam suas apostas/investimentos!).
Muita coisa nova e legal está acontecendo no Brasil: hoje há um enorme interesse de quem está na universidade em empreender, a classe média urbana cada vez mais é capaz de falar inglês, temos uma massa crescente (embora ainda proporcionalmente pequena) de profissionais que já passaram por diferentes ciclos de criação/investimento/lançamento/desinvestimentos em empresas de tecnologia, o ecossistema de inovação melhora rapidamente, surgem exemplos brasileiros de empreendedores de sucesso em negócios intensivos em tecnologia, acumulamos capital social e humano, existem recursos públicos para apoiar inovação, começa a se consolidar em diferentes espaços um ethos empreendedor-inovador etc. Isso é novo e positivo.
Além disso, o Brasil está na moda. Está na moda porque cresce, inclui socialmente, gera mercados internos, tem empresas que vão para o mundo e recursos científicos/tecnológicos competentes a bon marché.
Nesse quadro, muitos investidores de fora olham para o Brasil. Não só para grandes empreendimentos, mas (cada vez mais...) para negócios pequenos, intensivos em tecnologia. Conheço vários investidores do norte que vieram morar no Brasil. E não esqueçamos: além de oportunidades de negócios e competências, temos nossos encantos também... alguém duvida?
Um dos exemplos que a matéria oferece é a vinda ao Brasil da trupe tecnológico-empreendedora Geeks on Plane, a fim de negócios (e diversão...) por aqui. Bom exemplo... (i) de como o Brasil tem atraído as atenções e (ii) da transformação em curso aqui. Primeiro de maio, dia do trabalho, domingo, 9h da manhã em São Paulo: 400 pessoas (na sua enorme maioria bem mais jovens que este blogueiro inconstante, que também foi lá conferir) lotaram o auditório da FIAP para evento do Geeks on Plane, organizado de forma empreendedora pelo pessoal da BRInnovators. Bom sinal, cada vez mais há vida inteligente, não engravatada, que trabalha com tecnologia, tem energia e está a fim de empreender, inovar e ganhar dinheiro.
Na noite anterior, o mesmo pessoal foi tomar cerveja e interagir com os GOAPs, em evento do portal Startupi e da Revista ResultsOn.
São bons prenúncios. Mas não esqueçamos: (i) ainda há muito a se fazer para que a inovação e ao empreendedorismo de alto impacto, baseado em conhecimento, possam florescer - será preciso empreender para que possamos superar as barreiras que existem; e (ii) sempre existirão fracassos e nem todas as empresas, na verdade muito poucas, virão a ser empreendimentos de sucesso. 
Recomendo ler, pensar e empreender!

Nenhum comentário: