Particularmente, gosto das seções (incluídas as subseções dessas) "Estratégias" e "Linha de Produção", presentes em todas as edições.
A edição de agosto de 2009 da Pesquisa Fapesp traz uma boa e original matéria sobre os 40 anos da primeira caminhada na lua, realizada em 20 de julho de 1969. O ponto central da matéria é que o projeto Apollo, da NASA, demandou e viabilizou o desenvolvimento de várias tecnologias (de materiais, da informação, microeletrônica, processamento de alimentos etc.) que hoje estão presentes nas organizações e em artefatos de nossa vida cotidiana. Os desenvolvimentos tecnológicos realizados tiveram múltiplos desdobramentos e permitiram o surgimento de novas empresas e negócios - em contraste com o programa soviético, fechado e sem transbordamentos para o tecido produtivo.
Duas questões merecem nossa atenção quando da reflexão sobre o Brasil contemporâneo:
1. a relevância da implantação de grandes programas nacionais de tecnologia que vinculem instituições de pesquisa, governo e empresas;
2. a necessidade de organização desses programas segundo plataformas de pesquisa orientadas para problemas/desafios concretos e multidisciplinares, e não para tipos de tecnologias ou áreas do conhecimento específicas.
Nestes 'tempos de pré-sal', não podemos deixar de pensar nas oportunidades para o País que poderão surgir. Caberá a nós saber aproveitá-las!
Valer ler a matéria e também ver e ler...
- o site da NASA em comemoração aos 40 anos da primeira missão à lua;
- o discurso do presidente americano na NAS, com menção aos desenvolvimentos proporcionados pelo Projeto Apollo e à prioridade de pesquisa em energia nos EUA.
Boa leitura! Boa reflexão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário