quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Pracinhas, parques, reservas...

Responda rápido: quantos parques tecnológicos existem no Brasil? Você conhece algum? Já visitou algum? Não? Deveria!
O Parque do Rio já é o maior do País e tem crescido muito, especialmente a partir dos investimentos da indústria de petróleo e gás; o TecnoPuc é um exemplo de interação universidade-empresa em diferentes áreas/setores; o Parque Tecnológico da Paraíba, em Campina Grande, foi um dos pioneiros; o Porto Digital é um caso de sucesso em uma ‘vertical’ (tecnologia da informação).... Quer saber mais e conhecer outros? Veja aqui uma relação de parques tecnológicos existentes no Brasil e informações sobre os mesmos, resulta de levantamento feito pela Anprotec em 2011.
O Brasil tem avançado, mas ainda há muito a fazer para que a tenhamos uma economia baseada em inovação. Parte da solução (não nos enganemos... não “a solução”... parques e incubadoras são parte da solução...) passa por parques tecnológicos e incubadoras.
Mas o assunto tem ganhado destaque recentemente... e isso é positivo! Foi matéria principal na edição de abril de 2013 da Pesquisa Fapesp.

Em tempo... nesta semana, está acontecendo em Recife o XXIII SeminárioNacional da Anprotec, realizado de forma conjugada com a Conferência Mundial da IASP.

Nenhum comentário: