sábado, 21 de junho de 2014

Complexidades


Há poucos dias, Juan Manuel Santos Calderón foi eleito para um segundo mandato como Presidente da Colômbia. Sua tarefa (e promessa) principal não será fácil: terminar com mais de 50 anos de conflitos internos no País.
A realidade colombiana é complexa, muito complexa. Nestes tempos de Copa do Mundo, vale recordar as relações que lá existem entre o futebol, a política, as drogas, as estruturas governamentais, a realidade social etc. Há um excelente documentário da ESPN sobre um dos capítulos dessa história; chama-se "Os dois Escobars" (clique para assistir no YouTube).
A Colômbia vai bem nesta Copa de 2014. Joga, faz gols e dança bem! Não parece existir risco de uma tragédia como a de 1994, protagonizada por André Escobar, um dos 'Escobars' que dão título ao documentário.
O País também avança no rumo da concertação nacional, como conta a matéria de capa da edição 92 da Piauí e indicam as notícias recentes de um acordo relativo ao terceiro ponto de negociação entre o Governos e as FARCs e definição de princípios sobre o quinto - são cinco pontos ao todo.
O caminho do diálogo, por mais difícil que seja, é o único sustentável no longo prazo. Em qualquer lugar. Não existem soluções mágicas ou simples. É preciso reconhecer as diferenças e, apesar delas, por mais duras que sejam, avançar no diálogo.
Vale pensar a respeito! Vale praticar!

Nenhum comentário: