segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Design

Como é difícil mudar... ah.... como é difícil mudar!
Mudei de linha!
De novo...!!
Cada um de nós enfrenta dificuldades para mudar, especialmente mudar de hábitos. É um mercado enorme, que cresce: cada vez mais existem cursos, aulas, métodos, consultorias, mentorias e ferramentas para aprimoramento pessoal e gestão da mudança. Quer algo 'digital'? Há inúmeros apps, inclusive o The Fabulous, desenvolvido pelo Sami Ben Hassine.
Mudar é muito difícil, em especial na sociedade como um todo. Algumas mudam bastante (a americana?), outras pouco (a brasileira?). Mas mudanças nas sociedades não tem apenas que ver com valores. Vão além, bem além... precisam ser traduzidas em ações concretas, em formas de agir, trabalhar, alocar recursos.
Esta edição da Wired traz uma entrevista legal com Al Gore. Ele foi, quando poucos no mainstream se preocupavam, uma voz pela mudança - dos hábitos, políticas, padrões de consumo, escolhas tecnologias. Tudo para tentar mitigar ou evitar uma outra mudança: a mudança do clima.
Precisamos mudar! 
Ah... e o que isto tudo tem a ver com design?
As melhores soluções são aquelas incorporadas no design de qualquer sistema, produto, serviço, organização... ou até mesmo pessoa! Talvez educar e formar é um enorme desafio... a Revista trás um conjunto de matérias divertidas e legais sobre como hackear as crianças. Em outras palavras, como fazer o design de comportamentos e atitudes.
Pra quem tem ou não tem filhos... vale ler.

Nenhum comentário: