segunda-feira, 14 de abril de 2014

Inveja

Este post poderia ter como título "ambição", "futuro"... ou outros nessa linha.
Mas inveja - uma 'boa inveja' de verdade, não uma 'inveja negativa, é o mais apropriado. 
A cada ano a NASA publica um livro chamado "Spinoff". Há um site específico da NASA sobre spinoffs.
Imagino que você já escutado falar da NASA... certo? Talvez naquele programa de TV que passa aos domingos na Globo, o Fantástico! Foi lá que escutei pela primeira vez alguém falar sobre essa Agência do Governo Americano, há décadas atrás. 
Um pouquinho mais velho, no início dos anos 80, depois que terminava o Fantástico, eu assistia na TV a genial série Cosmos! Gostei muito, encantei-me e cresci pensando no universo e em como a tecnologia podia mudar o mundo... 
Nesta edição de 2012 são apresentadas 44 tecnologias que foram geradas por projetos da NASA. São tecnologias que mudaram, estão a mudar e/ou vão mudar nosso mundo. Quem dera tivéssemos um portfólio desses aqui no Brasil, um décimo desse, um centésimo desse... um 'ésimo' qualquer. Ai que inveja!
Resultados desse tipo são gerados com a atuação coordenada de governo e empresas (mas as formas como isso ocorre está mudando... veja o caso da SpaceX). No Brasil, não temos institucionalidade para fazer uma operação como a da NASA. O mais importante, temos um enorme nível de ignorância na sociedade brasileira a respeito da importância, do impacto, das formas de atuação para promoção da inovação. Vivemos de clichês e preconceitos na mídia e no senso comum. É preciso avançar!
O progresso técnico e a formação de pessoas são capazes de mudar um País.. mudar o mundo. Nada substitui o conhecimento, já dizia E. Deming!

Nenhum comentário: