quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Mainstream

Certa vez escutei o Tony Blair (que hoje é palestrante, consultor, pensador, político, celebridade... confira no The Tony Blair Office) falar que, no início de seu período como Primeiro Ministro do Reino Unido, achava importante conversar e ter reuniões com os executivos de grandes empresas britânicas, mas que só no final dos seus dez anos nesse posto percebeu a importância de conversar com os “novos empreendedores”. No geral, os governos são prisioneiros das grandes corporações, das entidades empresariais mais poderosas e tradicionais, dos lobbies e dos ‘lobistas’ com recursos abundantes, de velhos interesses institucionalizados, das várias 'corporações'. É difícil desfazer esses circuitos. É difícil abrir espaço para o novo.
Mas o novo vem aí... Há um livro relativamente famoso escrito por dois ex profissionais da McKinsey (baixe aqui um extrato gentilmente oferecido por um 'servidor internet' dessa firma de consultoria), no qual encontramos a previsão de que 75% das 500 maiores empresas que existirão em 2020 ainda não existiam em 2011 (ano de lançamento do livro). É muita coisa! O que você acha?
Pois bem... há todo um ‘movimento’ de startups que ganhou grande visibilidade recentemente, a ponto da The Economist fazer um ‘special report’ sobre startups. Vale ler.
Agora, entre nós... essa história de startups não é nova. O que mudou então? Três coisas:
  1. Tem se tornado hegemônica a noção de que startups são empresas à busca de um modelo de negócios, ideia lançada e consolidada pelo Steve Blank. É uma nova forma de compreender o que é e como se 'desenvolve' uma empresa;
  2. O conhecimento necessário para criar, testar e validar o modelo e operar uma startup está cada vez mais codificado e tem sido ‘ensinado’ de velhas (p.ex.: cursos) e novas formas (p.ex.: aceleradoras);
  3. Empreender está virando (já é...) um estilo de vida para muita gente.
E essa nova onda chegou ao mainstream, se não fosse assim não estaria na The Economist. Tá dominado!
Por aqui.. vou brincando (e me divertindo muito com isso) de escrever e fazer entrevistas para a Startupi, primeiro e principal veículo de mídia brasileiro dedicado startups.
Vale ler... o report da Th Economist e a Startupi, todos os dias!!

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